Facas Artesanais

Informações Técnicas

     Começamos fornecendo um relato técnico sobre um dos materiais utilizado há muito pelo homem como utensilio doméstico, defesa pessoal: O Aço.

     Com o rápido desenvolvimento da siderurgia, ramo da indústria que fabrica o aço, a sociedade obteve novas ligas metálicas proporcionando diversos produtos industrializados. Hoje o aço ocupa importantes posições no mercado mundial desde a indústria aeronáutica á petroquímica, assim como na indústria de transformação. De modo geral é ferramenta para suprir uma das necessidades básicas do homem: A alimentação. Entre os vários utensílios encontrados dentro deste grupo está a Faca. Valioso e eficaz instrumento que sempre dispensamos atenção quando deparamo-nos com a importante tarefa de cortar alimentos no nosso dia-a-dia.

As Lâminas

     São fabricadas por recorte, temperadas e revenidas, em forno à vácuo.

     De acordo com a finalidade do uso da faca, e aço empregado, resultando assim uma fantástica combinação entre a dureza, flexibilidade e durabilidade.

     Medida de dureza H.R.C. Escala Rockwell C.
     Cromo Molibdênio = 56/58 H.R.C.
     Aço lnox42O = 52/54 H.R.C.
     (Stainless Steel) ou seja aço de menos mancha

A Empunhadura

     Os cabos são feitos de materiais nobres como chifre de cervo e osso. Tornando sua faca uma peça exclusiva.

A Bainha

     São confeccionadas em couro natural e costuradas á mão, se ajustam perfeitamente as facas.

O Aço Inoxidável em Facas

     Inicialmente, é bom frisar uma verdade absolutamente irrefutável: até o momento, ainda não existe aço que, no sentido puro do termo e tecnicamente, não se oxide: então a própria palavra Inoxidável (ou seja, não oxidável) é empregada de forma errada: o correto seria a designação norte americana "stainless”, ou seja menos mancha. Mas, para acompanhar a designação nacional, que por uso constante, embora errada, passou a identificá-lo plenamente, também é usado o termo no decorrer deste texto.

O que é Aço?

     Basicamente aço é uma liga metálica ferrosa contendo uma composição química geralmente constituída por elementos diversos tais como ferro, carbono entre outros A composição química de um aço determina as propriedades que este material pode fornecer para determinada aplicação. Em outras palavras, os aços utilizados na montagem de estrutura de um edificio, o aço utilizado para a estampagem da porta de um carro ou o aço utilizado em cutelaria possuem composições químicas diferentes e por consequência diferentes propriedades mecânico - metalúrgicas isto porquê os produtos originados destes três exemplos apresentam características de naturezas específicas. Assim sendo aço carbono são aqueles em que as proporções de elementos além do ferro e do carbono são pequenos, os aços com alta porcentagem de elementos ligantes (Ni-Mo-W-Cr-Cu-Ti-etc), são conhecidos como aços ligados ou aços especiais ou ainda por denominações relacionadas com suas aplicações, como por exemplo aços ferramentas e aços inoxidáveis.

Aço Inoxidável, o que é?

     Aço inoxidável - ou lnox como também é conhecido – é uma liga metálica altamente selecionada que tem como característica principal a significativa resistência à corrosão (ausência de oxidação, devido a presença de no mínimo 12,5% de Cromo na composição química deste aço), aliada a uma desejável resistência mecânica (relativo a deformações e rupturas). Existem aguns tipos básicos de aços inoxidáveis a saber. Austeníticos, Ferríticos, Martensíticos. As facas são produzidas utilizando-se como matéria-prima este último tipo de aço lnox devido o mesmo permitir ser tratado termicamente para atingir altos níveis de durezas. Sendo assim as facas são "Temperadas" para atingir alta dureza e resistência a corrosão garantindo o gume cortante e a ausência da oxidação superficial.

O que é Têmpera?

     É o processo pelo qual um aço passa do estado austenítico (com moléculas de ferro ferrites - associados as cementítes) para o mantensítico, quando então a estrutura molecular passa a ter forma de agulhas sendo mais dura. Normalmente, de forma tradicional. a têmpera é executada aquecendo-se o aço a temperatura tecnicamente ideais e levando-o a resfriar-se rapidamente no ar, água ou óleo, de acordo com o tipo de material e o que se pretende em termos de elasticidade, dureza, tenacidade, etc.

O que querem dizer nomes compostos de aços, tais como Aço Cromo Molibdênio?

     Significam que são aços combinados com outros metais, objetivando obter-se características próprias (personalizadas) melhor adequadas as aplicações básicas que se deseja, como:

O Cromo (Cr): Resistência a corrosão e oxidação
O Molibdênio (Mo): Aumentar a capacidade de endurecimento.
O Manganês (Mn): Permite extrair o oxigênio dos aços, evitando a formação de óxidos indesejáveis. Essa mesma função desoxidante* é também obtida com porcentagens menores de;
Silicio (Si): No qual ainda proporciona maior tenacidade* ao aço.

*Desoxidante: Ação ou efeito de desoxidar, desoxigenação
*Tenacidade: Resistente a ruptura

O que é Revenimento?

     É o aliviamento de tensões internas entre as moléculas do aço (normalmente causadas pela têmpera). Sendo que uma vez temperado adequadamente o aço está extremamente endurecido e. ao mesmo tempo demasiadamente quebradiço, não tendo a elasticidade desejada. O revenimento é obtido como aquecimento em temperatura sempre inferior a da têmpera e lento resfriamento em temperatura ambiente.

Como é medida a dureza da lâmina de uma faca?

     Adureza dos metais, de maneira geral pode ser medida por diversas escalas. Para aço, habituamente utiliza-se aquela expressa em graus de escala Rockwell C. Essa tarefa é executada por um aparelho, conhecido como durômetro, que nada mais é do que uma prensa, cuja haste de contato com a superficie metálica possui uma ponta de diamante industrial com peso previamente estabelecido, a qual é comprimida: a profundidade de penetração desta ponta no metal foi transformada em diversos tipos de escala, sendo a Pockwell C. uma delas.

Como manter sua faca afiada

     Conserve-a sempre bem afiada, cortando sobre superfície adequada.
     Usar chaira ou lixa d'agua com grão bem fino (500) para assentar o fio. Se precisar refazer o gume utilize uma pedra manual, podendo pingar óleo ou água.

Como conservar sua faca

     Para mantê-la sempre brilhando, evite colocar sua faca na bainha com resíduos líquidos, pois o couro industrial contém componentes químicos abrasivos que poderão agredir a lâmina.
     Lavar com água e sabão, principalmente após contar alimentos ácidos como por exemplo o limão, etc.... Secando-a sempre após sua lavagem.
     Não deve ser usado como ferramenta.